Suspense médico: 4 livros pra conhecer esse gênero literário

O suspense médico é um gênero literário que prende com narrativas incríveis, sempre envolvendo a medicina.

Se você é um amante da literatura e está buscando novas opções de leitura, certamente gostará do suspense médico. Trata-se de um gênero literário que mistura elementos de mistério com situações comuns da medicina.

Para aqueles dias de folga, durante as férias ou para se distrair nas horas vagas, portanto, esse gênero da literatura é uma excelente escolha para quem não para nunca de pensar nas atividades cotidianas de um profissional da saúde.

4 dicas de livros de suspense médico para você ler

Separamos algumas dicas de livros de suspense médico para que você possa abastecer a sua estante e ter sempre boas opções de leitura. Confira as nossas dicas!

1. O cirurgião

“O cirurgião” é o mais famoso livro de Tess Gerritsen, conceituada autora que era médica e abandonou os consultórios para se dedicar à literatura, se tornando referência em suspense médico.

A obra conta a história de um serial killer que somente faz vítimas mulheres, arrancando o útero e deixando o sangue escorrer, com a precisão de um cirurgião.

2. Vida assistida

Também escrito por Tess Gerritsen, “Vida assistida” é tão macabro que chegou a ser elogiado por Stephen King, consagrado autor de livros e filmes de suspense e terror.

“Vida assistida” conta a história de uma médica que trabalha à noite, na emergência do Hospital Springer, e identifica uma doença que acontece  por meio da troca de tecidos. Uma epidemia acontece e toda a história se passa em volta disso.

3. Coma

Outro grande autor do gênero de suspense médico é Robin Cook, sendo “Coma” uma de suas principais obras. O livro traz a história de pacientes que são internados para fazer uma cirurgia e nunca mais saem da sedação.

O desenrolar da história acontece justamente quando uma médica descobre que sua melhor amiga entra em coma depois de uma cirurgia simples. Ela começa uma investigação para entender o que está acontecendo.

A história de “Coma” também já foi adaptada para o cinema, em 1978, com Geneviève Bujold e Michael Douglas nos papéis principais.

4. Post Mortem

“Post mortem” é o primeiro livro da escritora Patrícia Cornwell. Ele conta a história da Dra. Kay Scarpetta, uma médica legista que começa a perceber uma substância química nos corpos de suas vítimas.

Enquanto inicia uma investigação para descobrir quem é o assassino misterioso, a médica também precisa lidar com alguém que está tentando sabotar o seu trabalho no instituto médico.

Você já conhecia o suspense médico? Além dessas obras, diversos outros títulos do gênero são encontrados e podem ser uma excelente opção de leitura para as horas vagas.

Siga acompanhando o blog da Faculdade IBCMED para ler mais conteúdos sobre medicina e carreira médica!