fbpx

Condições de trabalho em serviços de saúde: faça o checklist

O MTP criou um checklist para avaliar as condições de trabalho nos serviços de saúde. Leia o artigo e confira!

Os médicos, os enfermeiros e outros profissionais que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus são verdadeiros heróis e merecem todo o nosso reconhecimento. No entanto, o que se tem observado nos últimos meses são condições de trabalho precárias nos estabelecimentos de saúde.

Muitas clínicas e hospitais, particulares e públicos, estão sendo denunciados por não proporcionarem condições dignas para que os médicos se protejam enquanto tratam os pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

Foi pensando nisso que o Ministério Público do Trabalho (MPT) criou um checklist para os profissionais da saúde preencherem e contribuírem com as autuações do órgão.

Saiba mais sobre o checklist das condições de trabalho nos serviços de saúde

O formulário online que serve como um checklist para avaliar as condições de trabalho nos serviços de saúde foi elaborado pela gerente do projeto Saúde na Saúde e coordenadora regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho, Renata Coelho, em parceria com o perito em medicina do trabalho, Gustavo Franco.

O objetivo do trabalho é identificar se estão sendo fornecidos os equipamentos de proteção individuais de forma adequada, bem como se há equipe suficiente para o crescimento da demanda e se as condições de higiene do local são adequadas.

As respostas obtidas nos questionários servirão como base para as atuações do MPT, para que sejam cobradas medidas das autoridades e gestores dos estabelecimentos de saúde.

Questões que devem ser respondidas no checklist das condições de trabalho nos serviços de saúde

As primeiras questões do checklist servem para identificar as instituições. Os respondentes devem preencher dados como:

  • O nome do estabelecimento de saúde;

  • O endereço;

  • O estado;

  • O município;

  • A data do preenchimento.

Em seguida, é necessário responder perguntas como:

  • O serviço de saúde possui unidade de pronto atendimento?

  • O serviço de saúde possui sala de espera ampla e ventilada separada dos demais atendimentos do serviço de saúde?

  • O serviço de saúde está disponibilizando, para os pacientes suspeitos de ter Covid-19 e seus acompanhantes, máscara cirúrgica ao chegar no estabelecimento?

  • Houve aumento da demanda de pacientes no pronto-atendimento?

  • O dimensionamento do quadro de profissionais de saúde do pronto atendimento foi ajustado em função da demanda de pacientes, incluindo uma reserva técnica em função das prováveis ausências?

  • O Serviço de Saúde priorizou o deslocamento dos profissionais de saúde com idade acima de 60 anos ou com doenças crônicas, mesmo que saudáveis, do atendimento no pronto-atendimento para outras atividades distantes dos pacientes com COVID19?

  • O Serviço de Saúde mantém acessível aos pacientes infraestrutura no pronto-atendimento para higienização das mãos e “toalete respiratória”, incluindo sabão, álcool gel, lenços e toalhas descartáveis?

  • O Serviço de Saúde possui leitos ou área de isolamento respiratório para estes pacientes?

Para acessar o formulário completo e preencher, de acordo com as informações do estabelecimento em que você trabalha, clique aqui.

Contribua com o MPT! Faça a sua parte e preencha o checklist das condições de trabalho nos serviços de saúde. A sua ajuda será muito significativa para realizar as fiscalizações necessárias.

Continue em nosso blog para ter acesso a mais informações relevantes para os profissionais da medicina!

Menu