fbpx

Como o UpToDate pode ajudar na rotina médica?

UpToDate é uma base de informações médicas atualizada por mais de seis mil médicos renomados mundialmente.

Os médicos podem contar com mais uma ferramenta para auxiliar na rotina profissional: o UpToDate. Com o sistema, o profissional poderá buscar, através de palavras-chaves, novidades, atualizações de práticas clínicas, calcular medidas médicas, e, principalmente, tirar dúvidas clínicas, com análise de resultados e gráficos.

Mais de 100 estudos demonstram que o uso da plataforma em larga escala está associado à melhoria do atendimento aos pacientes e ao desempenho nos negócios. A ferramenta se destaca entre profissionais da área de Saúde pelo vasto material encontrado.

Os conteúdos do UpToDate são compostos por materiais originais. Os autores do UpToDate levam em conta novas evidências clínicas no contexto das melhores práticas existentes para fazer recomendações de tratamento que sejam praticáveis no local de atendimento, sendo transparentes em relação aos autores e suas afiliações. Cada autor está listado claramente no canto superior esquerdo de cada tópico para que você possa saber mais sobre o mesmo.

Covid-19 x UpToDate

Um dos tópicos mais pesquisados em 2020 foi Covid-19, com mais de 17 milhões de visualizações. Por meio da rede global de médicos especialistas da plataforma, muitos dos quais estão na linha de frente do tratamento da Covid-19, fornecem-se orientações em dezenas de novos tópicos médicos, que vão desde a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de pacientes com Covid-19 até orientações claramente definidas para populações específicas de pacientes, como aquelas que estão grávidas, amamentando, têm câncer ou apresentam doenças crônicas. Adicionaram-se informações completas sobre as novas vacinas contra Covid-19 assim que elas se tornaram disponíveis.

UpToDate: versão mobile

O UpToDate também está disponível para ser utilizado nos sistemas Android e iOS, facilitando na hora de pesquisar sobre determinado assunto. Além de conseguir utilizar offline, a ferramenta também permite que o usuário ganhe ou resgate créditos ao pesquisar perguntas médicas, que podem gerar certificados reconhecidos mundialmente por Faculdades, Universidades, Sociedades e Autoridades.

Hoje, cerca de um terço das pesquisas do UpToDate são feitas em dispositivos móveis, o que indica que os médicos estão usando cada vez mais dispositivos móveis para suporte a decisões médicas. Para dar aos médicos ocupados a flexibilidade de pesquisar respostas de forma rápida e prática, agora já é possível digitar ou fazer uma pergunta por voz na pesquisa. É fácil. Basta tocar no microfone na parte inferior da tela do aplicativo e fazer a pergunta.

Para aumentar a profundidade, a abrangência e a acessibilidade do conteúdo médico, o UpToDate inclui mais de 12 mil tópicos, abrangendo mais de 25 especialidades médicas. A equipe editorial de especialistas da ferramenta avalia regularmente a literatura médica para produzir conteúdo original em um formato sucinto e pesquisável, que seja rápido e fácil de acessar, em qualquer dispositivo, no local de atendimento. Novos tópicos são rigorosamente revisados antes da publicação, e o conteúdo existente é revisado e atualizado sistematicamente para manter o profissional em dia com os dados médicos mais recentes.

Os alunos da CMB Educação têm acesso gratuito à plataforma UpToDate.

Menu