fbpx

As 4 especialidades médicas mais populares do Brasil

Apenas 4 especialidades médicas concentram 38% dos profissionais formados no país. Leia o artigo e saiba quais são!

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou recentemente a mais nova edição do estudo de Demografia Médica no Brasil. Entre outros pontos, a pesquisa destaca quais as especialidades médicas mais populares em nosso país.

Para ter uma ideia, segundo esse estudo, 38% dos médicos especialistas se concentram em apenas quatro áreas. Isso se justifica pelo fato dessas especialidades terem bastante demanda de pacientes.

Veja quais são as 4 especialidades médicas mais populares do Brasil

A seguir, falaremos brevemente sobre cada uma das 4 especialidades médicas que mais têm especialistas formados no Brasil. Veja!

1. Clínica Médica

A especialização em Clínica Médica é uma das mais populares no Brasil. Os médicos necessitam dessa formação para ter uma base teórica e prática para atuar nos níveis primário, secundário e terciário da atenção à saúde.

Quem é especialista em Clínica Médica pode atuar em hospitais e consultórios particulares como médico clínico geral.

Além disso, essa especialização é um pré-requisito para que os médicos cursem outras residências.

2. Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica voltada para os cuidados da saúde das crianças e adolescentes. A atuação desse profissional abrange aspectos preventivos, curativos e de pesquisa.

O pediatra pode atuar em clínicas e consultórios particulares, bem como em hospitais e centros de pesquisa. Optar por esse curso de pós-graduação, sem dúvida, é um bom caminho para os médicos recém-formados.

3. Cirurgia geral

A especialização em Cirurgia Geral é a terceira mais procurada em nosso país. Trata-se de uma residência de acesso direto, ou seja, não é preciso ter outro título de especialista para ingressar.

O médico-cirurgião geral é o responsável por realizar intervenções cirúrgicas em pacientes que são vítimas de doenças como o câncer, ou que sofreram acidentes.

Após essa especialização, o médico pode continuar estudando e se tornar especialista em outras áreas mais específicas da cirurgia.

4. Ginecologia e Obstetrícia

A quarta especialidade médica mais popular do Brasil é Ginecologia e Obstetrícia. Essas áreas da Medicina estudam, respectivamente, o aparelho genital feminino e a reprodução humana.

Médicos ginecologistas e obstetras acompanham toda a parte da saúde sexual das mulheres, desde a primeira menstruação até a menopausa.

Além disso, também contribuem para que as pacientes tenham uma boa gestação, parto e puerpério, contemplando os aspectos fisiológicos e patológicos.

Todas as especialidades médicas, populares ou não, são importantes. Para a população, quanto mais médicos disponíveis para atender às suas necessidades, melhor. É por isso que nós, da CMB Educação, apoiamos suas escolhas.

Contamos com uma série de cursos de especialização em diferentes áreas da Medicina. Acesse nosso site e conheça agora mesmo!

Menu